Arquivo Municipal
O arquivo público é uma instituição cultural que compreende um conjunto orgânico de documentos, produzidos ou recebidos por uma pessoa jurídica, no exercício da sua atividade, organizados e conservados temporária ou permanentemente, a título de prova ou informação, qualquer que seja a data, forma ou suporte material.
A informação que contém é única: Se os documentos de arquivo se caracterizam, antes de mais , pelo seu valor de prova e de informação e pelo seu valor cultural e histórico têm, por outro lado, como essência o facto de serem originais e únicos, ou seja, esses valores apenas nos são dados por aqueles documentos.
Por isso, os arquivos públicos, e nomeadamente os municipais, desempenham um papel essencial no desenvolvimento do meio cultural, social, documental e bibliográfico, permitindo um conhecimento mais objetivo da realidade local, assim como a prevenção da identidade cultural e a valorização do património comunitário.
Perante tais pressupostos deparamo-nos com uma realidade impossível de ignorar: um valioso património em que nos cumpre intervir determinada e convictamente e que deve usufruir da nossa atenção, cuidado e empenho na sua salvaguarda e difusão, de modo a que toda a comunidade, local e nacional, possa ganhar um inesgotável manancial de recursos de informação, formação e cultura.
É com esse sentido que o Arquivo Municipal de Penedono almeja construir-se como ponto de partida para o conhecimento e acesso à memória do concelho e das instituições.