Dólmen da Lameira de Cima 2

Aqui a paisagem é avassaladora e só depois de devolvermos ao corpo a respiração sustida pelo espanto da envolvência do local, é que nos apercebemos de um monumento funerário de menores dimensões, a escassos metros de um outro de grandes dimensões.
Os dois monumentos funerários formam a necrópole megalítica da Lameira de Cima, que constitui um dos espaços sacro-funerários pré-históricos mais importantes do território penedonense.
O monumento de menor dimensão, designado por dólmen 2 da Lameira de Cima, possui uma câmara poligonal, com um corredor de pequena dimensão.
Os trabalhos de escavação revelaram que a sua utilização ocorreu num curto espaço de tempo, enquadrável entre os finais do IV/III milénio a.C. A investigação arqueológica revelou também que o aproveitamento deste monumento foi diferente do que ocorreu no dolmen1, especialmente ao nível do caracter ritualístico, como na deposição de oferendas e na selagem do túmulo.