Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pranto – Penela da Beira

Igreja em cantaria, com cobertura de duas águas.
A frontaria rematada por um frontão triangular, com uma cruz no vértice e pináculos nos cantos, é dominada por um portal moldurado e encimado por um frontão curvo sobrepujado por óculo.
A sacristia encontra-se adossada ao alçado lateral direito e a torre sineira ao oposto, é de planta retangular e de dois registo, sendo rematada por frontão curvo interrompido.
No interior destaca-se o teto decorado com motivos florais e dos 5 retábulos que possui no seu interior o destaque vai para o altar-mor com camarim e um trono de três degraus encimado por glória.
De realçar o painel de azulejos, recentemente colocado junto à belíssima Pia Batismal, onde é retratado o Batismo de Jesus no Rio Jordão.
No exterior inserida no amplo adro, ergue-se perpendicular à entrada principal, um pequeno nicho recentemente remodelado, que ostenta uma cruz em granito, substituindo a antiga capela do “Ecce Homo”, enquadrando-se no magnifico espaço composto por adro e largo da Peneirada.
A festa à padroeira Nossa Senhora do Pranto, realiza-se normalmente no 3º fim de semana de outubro.