Igreja Matriz de São Pedro – Penedono

Igreja Matriz de São Pedro – Penedono

Compõe-se de dois corpos principais, a nave e capela-mor, aos quais se juntam a sacristia na capela-mor e duas capelas laterais da nave.
A fachada toda de cantaria simples, com frontão recortado que culmina na cruz do vértice entre pináculos assente em cunhais, lintel ligeiramente curvo, sobre o qual se abre o vão de iluminação do coro sob a tiara papal, ladeada pela torre sineira.
Na capela-mor, de planta rectangular e abobada de berço de madeira dividida em 35 caixotões, com pinturas populares dos santos de maior devoção, sobressai o grande retábulo joanino, de talha dourada e policromada onde se destacam as imagens de São Pedro e São Paulo.
As capelas laterais abertas na matriz, eram originalmente capelas particulares, sendo a do lado direito dedicada ao Espírito Santo, e onde atualmente para além da escultura da Santíssima Trindade, se encontra a pia batismal; a do lado esquerdo foi mandada erigir por D. Leonor Coutinho, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, para mausoléu da família, estando dedicada atualmente a Nossa Senhora de Fátima.
A celebração do padroeiro S. Pedro, é feita no dia 29 de junho, sendo também esta a data do feriado municipal. 

cm penedono - logo branco

Largo da Devesa
3630-253 Penedono

Seg – Sex: 9:00 – 17:00

(Chamada para a rede fixa nacional)

Serviços

Copyright © 2022  Câmara Municipal de Penedono | Todos os direitos reservados.   Desenvolvido por